A carregar...

EXOTICA NATURALIA - PLANTAS E PRODUTOS ORIENTAIS

WORKSHOP ONLINE

EXOTICA NATURALIA - PLANTAS E PRODUTOS ORIENTAIS

Sexta | 14 Maio
Com Luís Mendonça de Carvalho
Horário 14.00 às 17.30
Preço €30 | Participantes mín.15

A partir do século XVI, com o estabelecimento de relações comerciais diretas entre Portugal e o Oriente, chegaram à Europa, plantas e objetos preciosos vindos da Índia, Ceilão, China, Japão e de outras regiões. Neste workshop, estudaremos algumas dessas preciosidades, procurando conhecer a sua origem (botânica ou animal), e tradições referentes aos seus distintos usos, desde o século XVI ao XXI.
O workshop desenvolver-se-á em torno da projeção de um ficheiro PowerPoint, com centenas de imagens sobre plantas e produtos orientais. O programa inclui, entre outros conteúdos:
  • Fibras e Corantes (algodão, fibras de ananás, juta, quermes, índigo, bugalhos-de-alepo)
  • Secreções Vegetais (lacas, incenso, benjoim, mirra, gamboge, ópio, sangue-de-dragão, elemi, copal-de-manila, estoraque, assa-fétida, gálbano)
  • Madeiras (ébano, sândalo, teca, cânfora)
  • Sementes e Frutos (citrinos, coco-do-mar, coco)
  • Perfumes (pau-d'áquila, vetiver, ilangue-ilangue, patchouli)
  • Chá (verde, preto)
  • Especiarias (fagara, pimenta-preta, pimenta-branca, pimenta-cubeba, pimenta-longa, pimenta-de-assam, pimenta-longa-de-java, pimenta, canela-do-ceilão, canela-da-batávia, canela-de-saigão, cravinho, noz-moscada, gengibre, açafrão-das-índias, açafrão, galanga-grande, galanga-pequena, zedoária)
  • Produtos de origem animal (pedra-bezoar, âmbar-cinzento, almíscar, seda, marfim, rinoceronte, civeta).
Aos participantes será enviado o ficheiro PowerPoint com a apresentação e dezenas de artigos científicos e publicações sobre os temas estudados.

FORMATO DO WORKSHOP

Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante  receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.
Sendo um workshop em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.
 
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja.

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.