A carregar...

SEIS HISTÓRIAS. PORTUGAL E A CHINA (SÉCULOS XVI-XVIII)

CURSO ONLINE

SEIS HISTÓRIAS. PORTUGAL E A CHINA (SÉCULOS XVI-XVIII)

24 Abril a 5 de Junho ‘21

Com | Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Costa Gomes, Isabel Murta Pina, João Teles e Cunha, Luís Ribeiro, Maria João Pereira Coutinho
Sábados |  24 Abril;  8, 15, 22, 29 Maio e 5 Junho
Horário| 10.00 às 13.00
Preço  €90 | Participantes mín. 20
 
Este curso destina-se a todos os que se interessam pelas questões da China, como a cultura e a história, e as relações Portugal/China.
O curso desenvolve-se em seis histórias, que exploram seis dimensões do relacionamento entre a China e Portugal no período moderno, correspondente às dinastias Ming e Qing. Questões como os vestígios documentais em arquivos, os primeiros estudos da língua chinesa pelos portugueses, a circulação de objectos, de produtos e de conhecimento, assim como a produção de livros sobre a China, serão analisadas ao longo das seis sessões. Os temas abordados oferecem a espessura histórica de um relacionamento de longa duração.
 
PROGRAMA
1.ª sessão | 24 Abril
“Cousas da China” (Res Sinicae): uma história com documentos (Arnaldo do Espírito Santo e Cristina Costa Gomes)
 
2.ª sessão | 8 Maio
O desafio da língua. Aprender chinês nos séculos XVI-XVIII (Cristina Costa Gomes e Isabel Murta Pina)
 
3.ª sessão | 15 Maio
"Brincos para o Imperador". Peças e artistas europeus para uma história da cultura material na China Qing (João Teles e Cunha e Maria João Pereira Coutinho)
 
4.ª sessão | 22 Maio
A China em livros: dois autores, duas obras - Álvaro Semedo e António de Gouveia (Cristina Costa Gomes e Isabel Murta Pina)
 
5.ª sessão | 29 Maio
Os céus do Oriente: a transmissão de conhecimento astronómico europeu na China (Luís Ribeiro)
 
6.ª sessão | 5 Junho
"Gastar à cristão da barba longa". Objectos e produtos da cultura material chinesa para Portugal na Idade Moderna (João Teles e Cunha e Maria João Pereira Coutinho)
 
Materiais | Será facultada aos inscritos no curso uma selecção de documentos relevantes antes de cada sessão e no fim entregar-se-á uma bibliografia sobre os temas abordados.
 
NOTAS CURRICULARES
Arnaldo do Espírito Santo é Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa, onde desempenhou funções docentes e directivas na Faculdade de Letras e é investigador do Centro de Estudos Clássicos de que foi director. É investigador responsável do projecto Res Sinicae (PTDC/LLT-OUT/31941/2017).
 
Cristina Costa Gomes é historiadora e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia de Marinha. É investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no qual actualmente é investigadora co-responsável do projecto Res Sinicae.
 
Isabel Murta Pina é historiadora e investigadora no Centro Científico e Cultural de Macau. Colabora com o Centro de Estudos Clássicos (Universidade de Lisboa) e o CHAM (Universidade Nova de Lisboa), sendo ainda membro da Academia de Marinha.
 
João Teles e Cunha é historiador da presença portuguesa na Ásia na Idade Moderna e investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), contratado para o projecto Res Sinicae. É membro da Academia de Marinha e organizou uma exposição sobre o chá no Museu do Oriente em 2012.
 
Luís Ribeiro é licenciado e mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Está a finalizar um doutoramento em História das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde é membro do CIUHCT.
 
Maria João Pereira Coutinho é historiadora da arte, docente convidada da NOVA FCSH e investigadora contratada do IHA/NOVA FCSH, com financiamento por fundos nacionais através da FCT, – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Norma Transitória - [DL 57/2016/CP1453/CT0046].
 

Legenda da imagem: Mapa geral da China que aparece logo no início da obra de Martino Martini, Novus atlas sinensis, Amesterdão: Joan Blaeu, 1655-59

Ficha de Inscrição online

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
 Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)


Divulgação de imagem
O curso será filmado e poderá ser divulgado entre os participantes. Consinto na divulgação da minha imagem e intervenções

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.