A carregar...

PENSAR A AGUARELA

WORKSHOP PRESENCIAL

PENSAR A AGUARELA

Sábado | 17 e 24 Abril
Com Pedro Salvador Mendes
Horário | 10.00 às 17.00
Preço €130  (inclui materiais) | Participantes mín. 6

Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela torna-se difícil de trabalhar com resultados por vezes frustrantes e desanimadores. Neste workshop propomos revisitar as bases e desvendar o segredo para se pintar a aguarela: a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Faremos uma apresentação da aguarela no enquadramento histórico, uma introdução aos materiais necessários, uma breve introdução à cor e pequenas demonstrações. A aguarela tem regras e temos que pensar antes de pintar. Os participantes irão fazer exercícios de:
COR - começar por pintar o diagrama das cores; Cores primárias, secundárias e complementares.
ÁGUA - Exercícios de controle de agua com aplicação dessas cores; Exercício de desfoque
LUZ - Exercícios claro (escuro contraste), pintar a seco, brancos do papel         
Os participantes irão pintar  imagem/ imagens  à escolha, pintando o mais possível para aproveitar ao máximo a experiência. No final do workshop ter muitas aguarelas feitas é motivo de orgulho e conquista e bastante motivador.

Pedro Salvador Mendes é um ilustrador, com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de amigos da Gorungosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre pintor, que escreveu e ilustrou bem como o lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.