A carregar...

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA - QUANTAS HISTÓRIAS CABEM AQUI …

WORKSHOP ONLINE

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA - QUANTAS HISTÓRIAS CABEM AQUI …

4, 7, 11, 14 Maio
Com Laura Mateus Fonseca

Terças e Sextas | 17.00 às 19.00
Preço €65 | Participantes mín. 8, máx. 20

«Não existem fórmulas perfeitas para imaginar e escrever um conto. O meu segredo […] é deixar-me maravilhar por histórias que escuto, por personagens com quem me cruzo e deixar-me invadir por pequenos detalhes da vida quotidiana. O segredo do escritor é anterior à escrita. Está na vida, na forma como ele está disponível a deixar-se tomar pelos pequenos detalhes do quotidiano.»
Mia Couto, «Uma palavra de conselho e um conselho sem palavras», Pensatempos — textos de opinião, Lisboa, Editorial Caminho, 2005.

BREVE RESENHA
Um laboratório de histórias onde se misturam todos os ingredientes para uma escrita de sentidos, experiências e palcos de vida.
Propomos um cruzar de técnicas com exercícios para trabalhar a expressão e estimular a imaginação.
Este workshop destina-se a quem deseja escrever e conhecer diferentes tipologias de escrita, mas também abre outros caminhos a quem já se sente confortável com a escrita e lida bem com a folha em branca.
Pretendemos desenvolver e aprofundar a prática da escrita, desafiar os limites de cada um, arriscar construir textos inéditos irreverente, apreender o real de forma própria, enfim experimentar ser diferente.
Material necessário: INSPIRAÇÃO, PALAVRAS E ESTÓRIAS

ESTRUTURA DAS SESSÕES

  • De leitor a escritor
  • Anatomia da escrita
  • Personagens por vir a ser
  • Multiplicidades narrativas: o enredo como leitmotiv
  • No reino das imagens
  • Efeitos secundários: escrever e reescrever
  • Fechar a narrativa. Unir ou apagar pontas soltas


OBJETIVOS

  • Desenvolver competências de expressão escrita.
  • Favorecer a proficiência da criação literária.
  • Estimular a utilização de técnicas e práticas de construção e revisão de textos escritos.
  • Elaborar textos a partir de desafios.


METODOLOGIA
Serão utilizadas técnicas de diálogo para o método afirmativo expositivo em articulação com o método interrogativo.
Favorece-se a aplicação de metodologias demonstrativas, ativas com recurso a guiões de trabalho e envolvimento em desafios escritos, individuais e em grupo, em sintonia com os conteúdos propostos.
Este é um laboratório de escrita eminentemente prático que procurará envolver todos numa descoberta individual do mundo interior, estimulando a ficção na expressão narrativa.
Parte-se da ideia para a produção livre de textos, promovendo a capacitação pessoal e profissional na escrita.


FORMATO DO WORKSHOP

Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.
Sendo um workshop em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.


Laura Mateus Fonseca é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas | Faculdade de Letras de Lisboa, e está a realizar o doutoramento (PhD) em Estudos Portugueses, especialidade História do Livro e Crítica Textual | FCHS - Universidade Nova de Lisboa. Realizou uma Pós-graduação em Técnicas Editoriais | Faculdade de Letras de Lisboa e fez o Curso de Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto | Universidade Católica.
Escritora para a conceção e implementação de projetos em Marketing Editorial (Custom Publishing). Consultora Editorial (Análise e apreciação crítica de manuscritos - Mentoria Editorial).
É professora Assistente Convidada Escola Superior de Educação- IPS no curso CTeSP de Gestão de Turismo e professora nos Cursos Livres de Formação na FSCH - Universidade Nova de Lisboa e Professora de Escrita Criativa (cursos livres e workshops).
Coautora em Livros Escolares, Autora de Artigos especializados na sua área de investigação. Autora do livro «Uma última pergunta. Entrevistas com Mário Cesariny», Editora Documenta e Fundação Cupertino de Miranda, 2020.
Editora independente.

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-352 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.