DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL

DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL

Segunda | 26 Maio | Auditório | 19.00 | Entrada gratuita
Por ENSEMBLE MED

Daniela Tomaz direção artística, flautas e adufe  | Mariana Fabião canto | Sérgio Calisto viola d’amore a chiavi e moraharpa | Laurent Sauron percussão histórica

O Ensemble Med propõe um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz Mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região de uma forma historicamente informada, tanto na música escrita como na tradição oral.

“Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” procura evidenciar o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes neste período, através de uma criteriosa selecção de temas de devoção mariana, canções sefarditas e temas mouriscos, encontrados tanto em fontes escritas da época, como recolhidas por etnomusicólogos. Esta viagem musical intercultural almeja o potenciamento da consciencia histórica e, nas palavras de Jordi Saval (Embaixador da União Européia para o Diálogo Intercultural e Artista para a Paz), contribuir humildemente como antídoto para a amnésia historica da Humanidade.

O Ensemble, desde os seus primórdios, procura como inspiração este delicado ponto de contacto entre os universos da música antiga historicamente informada e a música tradicional historicamente informada, procurando a sua própria interpretação viva e actual da música de raiz medieval Europeia, realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal.