A carregar...

Plantas Medicinais no Ayurveda: conteúdos e aplicações

WORKSHOP ONLINE

Plantas Medicinais no Ayurveda: conteúdos e aplicações

Sábado | 18  Setembro
Com Paulo Meira
Horário | 10.00 às 13.00
Preço €20 | Participantes  mín. 6, máx. 20

Neste workshop, iremos começar por fazer uma introdução ao Ayurveda e às suas aplicações no quotidiano. Depois, daremos um salto à Índia do século XVI para revisitarmos a obra de Garcia de Orta e as suas plantas, estabelecendo as descrições e aplicações em texto ayurvédico relacionado. Verificaremos, ainda, os conceitos introdutórios ligados à caracterização das plantas medicinais do ponto de vista ayurvédico.

OBJECTIVO DE APRENDIZAGEM DO WORKSHOP
Dar a conhecer as plantas medicinais do Ayurveda e os seus principais conceitos e aplicações.

SÍNTESE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Introdução ao Ayurveda e ao respectivo estudo das plantas medicinais.
Os textos “Colóquios dos Simples e Drogas da Índia” e Bhāvaprakāśa, introdução e conteúdos.
Os conceitos de sabor (rasa), qualidade (guṇa), potência (vīrya), sabor depois da digestão feita (vipāka) e acção especial (prabhāva) das plantas; descrição (sumária) na obra de Orta e no Ayurveda de: açafrão-das-índias (Curcuma longa L., haridrā), alcaçuz (Glycyrrhiza glabra L., yaṣṭīmadhu), aloé (Aloe Vera L., kumārī), cardamomo (Elettaria cardamomum L., elā),  gengibre (Zingiber officinale L., ārdraka), etc.


Formato do workshop
Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante  receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.
Sendo uma actividade em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora do workshop para participarem.

Paulo Meira é Professor de Sânscrito e Ayurveda na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Sânscrito pela Tilak Maharashtra University (Pune, Índia). Realiza, também, consultas de Ayurveda. Publicou o livro “As Mezinhas da Medicina Tradicional Portuguesa” em 2 volumes.

Actividade com o apoio da Embaixada da Índia.


COMPRAR 


Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar dcc@foriente.pt